Artigo 17 - Conflito de Chakra 2.0



Ao final deste artigo você estará ciente de:
- O que é conflito de chakra.
- Como montar equipes balanceadas e que não sofrem com conflito.

Começando, nós sempre escrevemos aqui citando o conflito de chakra. Mas para frisar bem, vamos repetir. O Conflito de chakra acontece quando membros da mesma equipe utilizam os mesmos chakras para atacar.
Exemplo: Jiroubou e Lee no mesmo time, ambos atacam com Taijutsu, logo, se você não tiver vários taijutsus por turno, um deles ficará sem fazer nada, um peso morto ao time.

A proposta principal deste artigo é esclarecer algo que muitas pessoas estão confundindo. Uma equipe pode funcionar com personagens que utilizem o mesmo tipo de chakra.
Existem dois tipos de personagens no Naruto-Arena, vamos chama-los de Single Color (SC) e Multi Color (MC).
Personagens SC fazem tudo utilizando apenas um tipo de chakra.
Exemplos: Ino, Lee, Gaara, Zaku, Kurenai e por ai vai...
Já os personagens MC utilizam dois ou mais chakras distintos em suas habilidades.
Exemplo: Shikamaru (S), Kyuubi Naruto, Zabuza, Itachi, Iruka, etc.
Personagens que utilizam chakra random também são vinculados ao grupo MC.

Quando explicamos da primeira vez o que era o conflito de chakra, muita gente levou para o lado extremo da coisa e concluiu que Zabuza e Sakura possuiam conflito de chakra, que Kyuubi Naruto e Naruto (S) possuiam conflito de chakra (são apenas exemplos), quando na verdade todos podem frequentar o mesmo time sem problemas.

Quando um jogador tenta montar uma equipe, a primeira coisa que vem na cabeça é: vamos escolher personagens com chakras distintos, vamos pegar um SC de cada cor e montar o time. Esse pensamento não é incorreto, este é o pensamento base, porém pode e deve ser implementado pensando na mistura da equipe como um todo.
Exemplo: Eu monto o time Gaara, Zaku e Sakura (S). Cada um usa um chakra diferente, até ai o conflito de chakra é inexistente, porém, a equipe não possui consistência nenhuma. Zaku é AoE, Gaara é um stunner e Sakura uma Spyker. O time não possui conflito de chakra, mas é uma bagunça.


Montando uma equipe consistente

Como a equipe do último Vídeo Dicas (número 7) representa bem uma equipe Multi Color, irei utilizar ela pra explanar esta parte do artigo.
Zabuza, Itachi e Chouji. Todos são personagens Multi Colors (MC). Os principais ataques do Chouji são com Taijutsu e Bloodline, o ataque do Itachi é com Ninjutsu e o ataque do Zabuza com Taijutsu. Agora imagine que na maior parte do tempo Chouji estará utilizando o rolo (Meat Tank - Bloodline), o taijutsu fica livre para o Zabuza! Algum conflito nisso? Agora imaginem que um personagem está com o Amaterasu do Itachi, ele não vai precisar usa-lo de novo até que este esteja morto! Então, os ninjutsus que vierem podem ser utilizados pelo Zabuza para stunar
o time adversário em massa! Não satisfeito ainda? Caso Chouji morra, os chakras que ele utilizava podem ser utilizados por os dois ninjas restantes.
Agora imagine um caso, você tem Zaku e Jiroubou no time, tem 3 bloodlines e nenhum taijutsu, de repente o adversário comba e Zaku morre, pronto, você ficou com 3 chakras inúteis que irão atrasar seu jogo até que você possa trocá-los por um taijutsu.
Resumindo: Equipes com personagens SC funcionam bem, porém, equipes com personagens MC são mais dinâmicas e respondem melhor as situações que uma partida pode oferecer.

Quando for montar sua equipe Multi Color, você deve atentar para os seguintes fatores:
- Tempo de cooldown do golpe principal
- Tempo de cooldown dos golpes secundários
- Cor do chakra do golpe principal
- Cor do chakra dos golpes secundários


A idéia principal é que você esteja sempre preparado para o que possa vir, podendo atacar todo turno. Se Itachi foi stunado e você tem genjutsu, use a névoa do Zabuza para atrasar o adversário. Se depois disso ele for atras do Zabuza, ataque com o Chouji. Procure ter sempre uma resposta para todos os movimentos do oponente.
Para complementar este artigo lhes convido a assistir novamente o Vídeo Dicas #7.

- Vídeo Dicas #7

Por fim, caso tenham alguma dúvida a respeito do que escrevi aqui, sintam-se livres para perguntarem. Digo o mesmo caso queiram acrescentar algo, comentem!

Pesquisar