Artigo 16 - Balance Changes


Já imaginou tirar 45 e stunar, gastando apenas 1 taijutsu? Não precisa imaginar mais, isso já foi possível no Naruto-Arena.
A Sakura já tirou 45 de dano (stunando ainda), com o seu KO Punch, quando a Inner Sakura estava ativada. Assim como Naruto já tirou stunou por 2 turnos com o seu poderoso rasengan, além de muitos outros personagens que se hoje consideramos bons, naquela época os chamariamos de deuses.
Acredite se quiser, mas nos primórdios do jogo, Neji, Ino e Chouji eram os personagens mais poderosos do Naruto-Arena.
Este artigo no entanto não foi feito na intenção de relembrar o passado e lavar nossas caras com água fria para o triste presente dos balance changes (que ficam cada vez mais pesados com o passar do tempo), mas sim para tentar explicá-los como eles funcionam e porque eles tem que ser feitos.

Primeiramente, não é nada fácil fazer o balanceamento de mais de 50 personagens. Todos eles tem que prover de técnicas que não os deixem mais fracos que os outros. Seria como se, em um jogo, colocassem pra lutar o Goku Super Sayajin Nível 4 (Dragon Ball GT) contra o Ichigo (Bleach), teria que haver um balanceamento no poder dos dois para que a luta fosse equilibrada (caso contrário Goku venceria Ichigo com apenas uma piscada de olho).
Mas você ainda deve estar se perguntando: Mas por que diabos eles mudam um personagem toda hora?
Essa é a minha deixa para explicar como são decididos os balance changes.

Todas as lutas geram um pequeno log para os administradores do Naruto-Arena. Este log contém informações sobre a equipe que está usando e se você ganhou ou perdeu quando jogou com ela.
Em cima disso, surgem informações e estatísticas sobre as vitórias e derrotas de cada personagem do Naruto-Arena. Em cima disso, são feitas as mudanças.
Caso a porcentagem de vitórias de um personagem esteja muito pequena, este personagem recebe um boost (melhora), caso esteja muito alta, ele recebe um nerf (piora).

É por isso que equipes baseadas em um só personagem acabam não funcionando mais depois de um tempo. Motivo: tal personagem recebe um nerf.
Um bom exemplo é na época em que a preparação do Kankuro aumentava em 1 turno os stuns. Surgiam várias equipes e várias variações:
Kankuro, Kyuubi, Sakura
Kankuro, Ino, Sakura
Kankuro, Kisame, Kyuubi
Kankuro, Shodaime, Kisame

Qual o ponto em comum desta equipe? Kankuro é claro. E por que os outros membros da equipe não sofreram um nerf? Porque a equipe variava.

Pra completar, os administradores ainda tem que fazer os golpes dos personagens condizerem com os golpes do anime, gerando efeitos praticamente iguais, o que chega a dificultar ainda mais na hora de fazer um balanceamento.

Material de Apoio:
- Arquivo de Notícias do NA (Contendo todos os balance changes ocorridos)
- Naruto-Arena Antigo (Vídeo)

Pesquisar